23.9.13

cuidados com o paciente idoso acamado: aspectos sobre a saúde bucal

Boa tarde,


A webconferência desta quarta-feira, dia 25, será sobre os cuidados com o paciente idoso acamado: aspectos sobre a saúde bucal, com a cirurgiã-dentista Keila Cristina Rausch Pereira.
As webconferências acontecem sempre às 15h.
Qualquer dúvida ou problemas com usuário e senha, vocês podem escrever para telessaude.sc@saude.sc.gov.br.       


Abraços,
Equipe Telessaúde SC

20.9.13

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

Você tem até o dia 30 de setembro para se amostrar!

Prorrogado o prazo para inscrição de relatos de experiências para a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família 





Foram inscritos mais de 2000 relatos para a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. Dentro dos 20 eixos temáticos da Mostra, profissionais da atenção básica, estudantes e gestores de todos os Estados e cantos do Brasil, podem editar os seus relatos até 20 de outubro. Para os que ainda não se inscreveram, ainda há tempo: o prazo foi prorrogado para 30 de setembro. O evento, que acontece em março de 2014, em Brasília, terá uma série de novidades e quer muito escutar o que você tem a dizer!



A Comissão Organizadora espera que novos relatos venham a contribuir com o debate a ser realizado na Mostra, que reunirá mais de 10 mil participantes. Todas as experiências inscritas já estão disponíveis para visualização e discussão naComunidade de Práticas (http://www.atencaobasica.org.br/) , que conta com uma nova versão com mais ferramentas de interação.

São 20 eixos para inscrição dos relatos

Para organizar a inscrição dos relatos de experiências, foram criados 19 eixos temáticos, buscando representar as diferentes frentes de trabalho na Atenção Básica, além de um eixo livre para acolher relatos não contemplados nos demais eixos.

Serão 1.380 relatos programados para apresentação durante o evento em espaços, além de espaços livres para conversa sobre as experiências inscritas, organizados por eixo temático. Saiba mais acessando o Edital de Inscrições de Relatos.
Destacamos o eixo temático 3. Ampliação e qualificação da Atenção Básica



E aí, o que você conta do que você faz?


Contamos com a ajuda de tod@s: acessem, compartilhem as informações e acompanhem as novidades da IV Mostra pelo site http://mostrasaude.net.

Atenciosamente,


Coordenação-Geral de Saúde Bucal

Ministério da Saúde
Coordenação Geral de Saúde Bucal
Setor de Administração Federal Sul - SAF-Sul
Quadra 2 - Lotes 5/6 - Edifício Premium - Torre II, Sala 6
CEP 70.070-600
Brasília - DF

                    3315-9056

Visite o nosso site: www.saude.gov.br/bucal

17.9.13

fluxos das Redes


Olá Pessoal


Conforme solicitação estou encaminhando a apresentação dos fluxos das Redes, que foram mencionados na oficina em Luzerna no dia 11/09.....

abraço


Tatiane S. Bugs
Enfermeira
Responsável Atenção Básica
7° Gerencia Regional de Saúde


apresentação dos fluxos das Redes (CLIQUE AQUI)

15.9.13

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS DE DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM



Em todas as regiões do Estado, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vai realizar Oficinas de Dimensionamento do Pessoal da Enfermagem. A intenção é instrumentalizar os profissionais e estudantes de Enfermagem e Enfermeiros Responsáveis Técnicos para a realização do cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem, em instituições que tem serviço de Enfermagem, conforme Resolução Cofen nº 293/2004.
Cada oficina terá duração de 1 dia com início às 8h30min e término às 17h. “A programação inclui estudos de casos e cálculos de dimensionamento de pessoal na prática”, conta a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani. No total serão oferecidas 14 oficinas, duas por região.
“Realizar o Cálculo de Dimensionamento de Pessoal é uma necessidade das instituições que prestam serviço de Enfermagem para assistência segura e de qualidade”, enfatizou Bresciani.
Os interessados em participar da Oficina devem se inscrever gratuitamente neste link. As vagas são limitadas. Os locais exatos onde serão realizadas as Oficinas serão informados por e-mail para os inscritos.

OFICINAS DE DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM

Sede
Turma A – 25 de setembro de 2013
Turma B - 31 de outubro de 2013

Subseção Joinville
Turma C - 16 de outubro de 2013
Turma D- 27 de novembro de 2013

Subseção Blumenau
Turma E - 17 de outubro de 2013
Turma F - 28 de novembro de 2013

Subseção de Lages
Turma G - 24 de outubro de 2013
Turma H - 21 de novembro de 2013

Subseção de Caçador
Turma I - 07 de novembro de 2013
Turma J- 12 de dezembro de 2013

Subseção de Criciúma
Turma K- 30 de outubro de 2013
Turma L - 10 de dezembro de 2013

Subseção de Chapecó
Turma M - 05 de dezembro de 2013
Turma N - 06 de fevereiro de 2014

Renata Cardoso
Assessora de Comunicação
Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina - Coren/SC
(48) 3224 9091 / (48) 9607 8892

2.9.13

Oficina de Elaboração de Protocolos de Enfermagem e Procedimento Operacional Padrão (POP)

Implantação do Protocolo de Enfermagem e dos POPs é tema de curso para Enfermeiros

Data : 19/08/2013 - Horário : 15:55:20
Enfermeiros da saúde pública de municípios do Meio-Oeste Catarinense participaram em Herval d’Oeste no início de agosto (dias 8 e 9) da Oficina de Elaboração de Protocolos de Enfermagem e Procedimento Operacional Padrão (POP).
 
 
Proposta pela Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Meio-Oeste, a oficina levou duas colaboradoras do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina para coordenar a atividade: a Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, que é Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, e a Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, organizadora de duas publicações do Coren/SC (Série Cadernos Enfermagem – Consolidação da Legislação e Ética Profissional – Vol.1 – Revisado e Atualizado e Coleção Coren/SC Orienta – Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro).
 
“Os Protocolos para a Enfermagem são essenciais para garantir a qualidade da assistência, a padronização dos atendimentos, bem como possibilita a avaliação de resultados e reduz as chances de erros”, enfatizou a palestrante Tânia Soares Rebello. Apesar dos nomes semelhantes, Protocolos de Enfermagem e Procedimento Operacional Padrão têm finalidades distintas. O Protocolo de Enfermagem é mais abrangente que o POP porque contextualiza a ação técnica-humana referente a programas de saúde de uma unidade, seja ela da atenção básica, média ou alta complexidade. Já o POP abrange o passo a passo do processo produtivo, documentando com detalhes os principais procedimentos realizados pelos profissionais de Enfermagem.
 
Após as explanações, os Enfermeiros se reuniram em grupos para pensar na elaboração do Protocolo de Enfermagem e do POP para as instituições onde trabalham. “Foi uma atividade muito produtiva. As(os) Enfermeiras(os) tiraram dúvidas e estão entusiasmados para reorganizarem os  Protocolos de Enfermagem e o POPs em suas instituições”, contou a Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, uma das organizadoras da oficina.
 
A avaliação da atividade, por parte dos participantes foi tão positiva, que o Coren/SC tem a intenção de oferecer essa oficina em outras regiões do Estado.

Solicite palestras ao Coren/SC
Se a sua instituição também tem interesse nesta oficina ou em palestra com outras temáticas, entre no site do Coren/SC, menu Fale Conosco e solicite a atividade. 

PMAQ

Boa noite!

Encaminhamos anexo a apresentação da Mari Ângela da Gerência da Atenção Básica da SES, conforme prometido na última reunião da CIES Estadual.

Atenciosamente.
Fernando e Maria de Fátima
Divisão de Educação Permanente
Diretoria de Educação Permanente em Saúde
Secretaria de Estado da Saúde
Rua Esteves Junior, 390 - 2º andar - Centro - Florianópolis-SC
Fone/fax: (48) 3212-1681 / 3212.1680

para acessar a apresentação, clique aqui:
CLIQUE AQUI