28.1.14



Caros membros,

Informamos que não haverá a reunião previamente agendada para o dia 30/01/2014. Daremos início aos trabalhos em fevereiro no dia 27 conforme combinado na reunião de dezembro.
Desculpem o transtorno,

att.

Luciana Rapozo
Secretária Cies Meio-Oeste

2.1.14

Curso: Primeiros Socorros: Suporte básico de vida e Atendimento Pré Hospitalar



A CIES Meio Oeste realizou no mês de dezembro duas turmas de 40 horas aula do curso de “Primeiros Socorros: Suporte básico de vida e Atendimento Pré Hospitalar”, com a participação de aproximadamente 70 profissionais de saúde da região.
O Suporte Básico de Vida e Atendimento pré-hospitalar compreendem o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, visando a manutenção de seus sinais vitais e a preservação da vida, além de evitar o agravamento das lesões existentes, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo.
Apesar de qualquer cidadão poder ajudar em uma situação de emergência, é importante lembrar que isso não o torna um socorrista profissional dada a complexidade das habilidades requeridas para o atendimento.  Entretanto, aprimorar os conhecimentos acerca de atendimentos de primeiros socorros para profissionais da saúde, resultará em maior segurança em situações que requeiram uma tomada de decisão imediata, seja ela em vias públicas ou domiciliares, bem como nos ambientes de saúde ou domicílio.

Neste curso foram abordadas situações de urgências e emergências mais comumente encontradas na vida cotidiana. Trabalhar este tema também vem de encontro com as necessidades e propostas descritas no plano de ação das redes de atendimento a urgência e emergência bem como rede cegonha. 

CURSO: GESTÃO DO SUS

Atualmente, há a necessidade de capacitar gestores capazes de atuar nas Secretarias Municipais de Saúde, identificados com as propostas do SUS. Desta forma, pode-se dizer que os processos baseados na Educação Permanente em Saúde destinam-se a públicos multiprofissionais, com enfoque nos problemas cotidianos das práticas de gestão, devendo estar inseridos, de forma institucionalizada no processo de trabalho, gerando compromissos entre os gestores para o desenvolvimento institucional e individual, objetivando as transformações das práticas no SUS. 

Este foi o propósito do curso “Gestão do SUS” que aconteceu na UNOESC neste mês de dezembro. O curso foi ministrada pela Sra. Ângela Maria Blatt Ortiga e Evanice Peccin, nos dias 02 e 03.