26.11.15

Caros membros da CIES!

Lembrando da data da próxima reunião:

Dia: 03/12
Horário: 13:30
Local: Auditório SMS HO  



Esperamos que todos consigam se organizar para estar presente nesta data.

Abraços

Encontro: Assistência Farmacêutica

  
Prezados, 

Conforme planejamento desta Comissão, segue informações sobre o Encontro da Assistência Farmacêutica dos municípios do Meio Oeste: 


Data: 09/12/2015
Horário: 8:00
Local: Auditório da SMS de Herval D Oeste
Público: Representante da CIES, Farmacêuticos, Secretário de Saúde

Pauta:
- Considerações sobre Legislação Sanitária e Boas Práticas FARMACÊUTICAS;
- Estrutura Física e Recursos Humanos das Farmácias Municipais;
- Lista Municipal de Medicamentos/ Alto Custo/ Judicial/ Auxilio Extra/ Comissões;

- Experiência profissional: Município de Brunópolis e Luzerna;

3.11.15

Reunião

REUNIÃO

Caros membros da CIES!

Infelizmente precisamos alterar novamente a data da reunião da CIES do mês de outubro, sendo que a nova data será:

Dia: 04/11
Horário: 13:30
Local: Auditório SMS HO  


Pauta: 
Eleições
PAREPS
Encontro farmacêuticos (neste encontro ainda não é para o farmacêutico comparecer)


Esperamos que todos consigam se organizar para estar presente nesta data.

Abraçosss

16.10.15

DEBATE: NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA-NASF

A CIES Meio Oeste promoveu junto a reunião mensal da Comissão Intergestores Regionais - CIR e Coordenação da Atenção Básica da 7ª GERSA, um momento de discussão sobre os Núcleos de Apoio a Saúde da Família junto aos gestores regionais, a fim de apresentar e discutir a  Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 e  Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, bem como duvidas relacionadas ao assunto.

Agradecemos a CIR Meio Oeste que está sempre disponível a apoiar e abrir espaço para a CIES em suas discussões, bem como a Psicóloga Mariangela pela disponibilidade de conduzir o debate. 



CIES MEIO OESTE

Encontro de Educação Permanente - Doença Renal

Encontro com médicos da atenção básica dos municipios do meio oeste de Santa Catarina, realizado no dia 01 de setembro com intuito de discutir conduta frente a pacientes hipertensos e diabéticos a fim de prevenir a doença renal. Este debate é mais uma das etapas contempladas no projeto de "AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA REGIÃO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA". 
 O encontro foi possível mediante parceria desenvolvida entre a CIES Meio Oeste e UNOESC Joaçaba, sob condução do monitor Dr. Otone Dallacosta.

Agradecemos a todos que participaram bem como ao Dr. Otone que se dispôs na condução dos debates.

CIES MEIO OESTE

15.10.15

REUNIÃO

Caros membros da CIES!

Infelizmente precisamos alterar novamente a data da reunião da CIES do mês de outubro, sendo que a nova data será:

Dia: 04/11
Horário: 13:30
Local: Auditório SMS HO 


Pauta:
Eleições
PAREPS
Encontro farmaceuticos


Esperamos que todos consigam se organizar para estar presente nesta data.

Abraçosss


14.10.15

Capacitação ASG

Boa tarde!

Atenção: os municípios que ainda não encaminharam os nomes dos profissionais de SG que irão participar da capacitação favor fazer até dia 16/10, pós esta data não serão mais aceitas. Caso o número de inscritas ultrapassar o estipulado informaremos as atitudes a serem tomadas.

A capacitação será conforme o projeto apresentado nas reuniões da CIES e datas seguem:

Dia: 22/10 e 05/11
Horário: 8:00 as 17:00
Local: Auditório da SMS
Material: é importante que cada participante traga material para anotações

O município deverá providencial deslocamento e alimentação para as participantes.


Att.
de Herval d Oeste

12.10.15

Período de adesão ao 3º Ciclo do PMAQ

05/10/2015


O processo de adesão ao 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) está previsto para o dia 13 de outubro. A novidade vem com a publicação da portaria que confirma o novo ciclo e revisa as normas relativas ao Programa. (Portaria nº 1.645 de 02 outubro de 2015).
Os gestores e equipes que quiserem aderir ao PMAQ devem acompanhar o Portal do DAB, pois em breve o Departamento de Atenção Básica publicará mais informações.

Portaria
documento que aprova a revisão das normas relativas ao programa, como a ampliação de 18 para 24 meses entre um ciclo e outro, entre outras mudanças, foi publicado nesta segunda o Diário Oficial Da União. (Portaria nº 1.645 de 02 outubro de 2015)
Entre elas, a criação do Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento, composto por autoavaliação, monitoramento, educação permanente, apoio institucional e cooperação horizontal.
Também passaram por ajustes os instrumentos avaliativos do Programa (AMAQ e instrumento de avaliação externa) e os indicadores de saúde, visando maior correspondência entre si, com a fase de desenvolvimento e com elementos que promovam a melhoria do acesso e da qualidade.

PMAQ CEO

Além da portaria que aprova as novidades do PMAQ-AB, foi publicada a que dispõe sobre a implantação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO). Ela vem com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade nesses Centros, permitindo maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção especializada em saúde bucal. Mais informações serão divulgadas em breve.

PORTARIA GM N. 1.645, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015


Dispõe sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e IIdo parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências;

Considerando a Portaria nº 204/GM/MS, de 29 de janeiro de 2007, que regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento, com o respectivo monitoramento e controle;

Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde; e

Considerando a diretriz do Governo Federal de qualificar a gestão pública por resultados mensuráveis, garantindo acesso e qualidade da atenção, resolve:

Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB).

Art. 2º O PMAQ-AB tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Art. 3º São diretrizes do PMAQ-AB:

I - definir parâmetro de qualidade, considerando-se as diferentes realidades de saúde, de maneira a promover uma maior resolutividade das equipes de saúde da atenção básica;

II - estimular processo contínuo e progressivo de melhoramento dos padrões e indicadores de acesso e de qualidade que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelas equipes de saúde da atenção básica;

III - transparência em todas as suas etapas, permitindo-se o contínuo acompanhamento de suas ações e resultados pela sociedade;

IV - envolver e mobilizar os gestores federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, as equipes de saúde de atenção básica e os usuários em um processo de mudança de cultura de gestão e qualificação da atenção básica;

V - desenvolver cultura de planejamento, negociação e contratualização, que implique na gestão dos recursos em função dos compromissos e resultados pactuados e alcançados;

VI - estimular o fortalecimento do modelo de atenção previsto na Política Nacional de Atenção Básica, o desenvolvimento dos trabalhadores e a orientação dos serviços em função das necessidades e da satisfação dos usuários; e

VII - caráter voluntário para a adesão tanto pelas equipes de saúde da atenção básica quanto pelos gestores municipais, a partir do pressuposto de que o seu êxito depende da motivação e proatividade dos atores envolvidos.

Art. 4º O PMAQ-AB é composto por 3 (três) Fases e um Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento que compõem um ciclo.
§ 1º O PMAQ-AB se refere a processos e fases que se sucedem para o desenvolvimento e a melhoria contínua da qualidade da atenção básica.

§ 2º Cada ciclo do PMAQ-AB ocorrerá a cada 24 (vinte e quatro) meses.

Art. 5º A Fase 1 do PMAQ-AB é denominada Adesão e Contratualização.

§ 1º Na Fase 1, todas as equipes de saúde da atenção básica, incluindo as equipes de saúde bucal e Núcleos de Apoio ao Saúde da Família, independente do modelo pelo qual se organizam, poderão aderir ao PMAQ-AB, desde que se encontrem em conformidade com os princípios da atenção básica e com os critérios a serem definidos no Manual Instrutivo do PMAQ-AB.

§ 2º O Distrito Federal ou o Município poderá incluir todas ou apenas parte das suas equipes de saúde da atenção básica na adesão ao PMAQ-AB.

§ 3º Na Fase 1 serão observadas as seguintes etapas:

I - formalização da adesão pelo Distrito Federal ou Município, que será feita por intermédio do preenchimento de formulário eletrônico específico a ser indicado pelo Ministério da Saúde;

II - contratualização da equipe de saúde da atenção básica e do gestor do Distrito Federal ou municipal, de acordo com as diretrizes e critérios definidos do Manual Instrutivo do PMAQ-AB; e

III - informação sobre a adesão do Município ao Conselho Municipal de Saúde e à Comissão Intergestores Regional.

§ 4º Para os fins do disposto no inciso III do § 3º, o Distrito Federal informará a adesão ao respectivo Conselho de Saúde.

§ 5º A Fase 1 será realizada pelas equipes que ingressarem no PMAQ-AB pela primeira vez a cada ciclo.

Art. 6º A Fase 2 do PMAQ-AB é denominada Certificação e será composta por:

I - avaliação externa de desempenho das equipes de saúde e gestão da atenção básica, que será coordenada de forma tripartite e realizada por instituições de ensino e/ou pesquisa, por meio da verificação de evidências para um conjunto de padrões previamente determinados;

II - avaliação de desempenho dos indicadores contratualizados na etapa de adesão e contratualização, conforme disposto no art. 5º; e

III - verificação da realização de momento autoavaliativo pelos profissionais das equipes de atenção básica.

§ 1º As equipes contratualizadas avaliadas nos termos deste artigo receberão as seguintes classificações de desempenho:
I - Ótimo;
II - Muito Bom;
III - Bom;
IV - Regular; e
V - Ruim.

§ 2º Caso a equipe contratualizada não alcance um conjunto de padrões mínimos de qualidade considerados essenciais, nos termos do Manual Instrutivo do PMAQ-AB, ela será automaticamente certificada com desempenho ruim.

§ 3º Para que a equipe seja classificada com o desempenho ótimo, além de obter uma nota mínima, deverá alcançar um conjunto de padrões considerados estratégicos, nos termos do Manual Instrutivo do PMAQ-AB.

§ 4º O conjunto das classificações de desempenho das equipes contratualizadas comporá o Fator de Desempenho do Distrito Federal e de cada Município.
Art. 7º A Fase 3 do PMAQ-AB é denominada Recontratualização, que se caracteriza pela pactuação singular do Distrito Federal e dos Municípios com incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados verificados na fase 2 do PMAQ-AB.

Parágrafo único. A Fase 3 será realizada pelas equipes que participaram do PMAQ-AB em ciclo anterior.

Art. 8º O Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento do PMAQ-AB é composto pelos seguintes elementos:

I - autoavaliação, a ser feita pela equipe de saúde da atenção básica a partir de instrumentos ofertados pelo PMAQ-AB ou outros definidos e pactuados pelo Estado, Distrito Federal, Município ou Região de Saúde;

II - monitoramento, a ser realizado pelas equipes de saúde da atenção básica, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde em parceria com as Comissões Intergestores Regionais (CIR), a partir dos indicadores de saúde contratualizados na Fase 1 do PMAQ-AB;

III - educação permanente, por meio de ações dos gestores municipais, do Distrito Federal, estaduais e federal, considerando-se as necessidades de educação permanente das equipes;

IV - apoio institucional, a partir de estratégia de suporte às equipes de saúde da atenção básica pelos Municípios e à gestão municipal pelas Secretarias de Estado da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS); e

V - cooperação horizontal presencial e/ou virtual, que deverá ocorrer entre equipes de atenção básica e entre gestores, com o intuito de permitir a troca de experiências e práticas promotoras de melhoria da qualidade da atenção básica.
Parágrafo único. O Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento deve ser entendido como transversal a todas as Fases, de maneira a assegurar que as ações de promoção da melhoria da qualidade possam ser desenvolvidas em todas as etapas do ciclo do PMAQ-AB.

Art. 9º A cada ciclo, o Distrito Federal e os Municípios que aderirem ao PMAQ-AB farão jus ao Incentivo Financeiro do PMAQAB, denominado Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável (PAB Variável), que será repassado ao Distrito Federal e aos Municípios em 2 (dois) momentos:

I - no início de cada ciclo, após a homologação da adesão do Distrito Federal ou Município ao PMAQ-AB; e

II - após a Fase 2 de cada ciclo.

§ 1º Os valores a serem repassados ao Distrito Federal e Municípios a título do incentivo financeiro de que trata o "caput" serão estabelecidos em ato específico do Ministro de Estado da Saúde e variarão de acordo com:

I - o número de equipes contratualizadas;

II - as disponibilidades orçamentárias do Ministério da Saúde; e

III - no caso do inciso II do "caput", com o fator de desempenho de que trata o § 4º do art. 6º.

§ 2º O incentivo financeiro de que trata o "caput" será transferido fundo a fundo, por meio PAB Variável, observado o disposto no

art. 11 da Portaria nº 204/GM/MS, de 29 de janeiro de 2007.

Art. 10. Os valores recebidos ao longo do ciclo pelo Distrito Federal e pelos Municípios deverão ser utilizados em conformidade com o disposto na Portaria nº 204/GM/MS, de 2007, e o planejamento e orçamento de cada ente.

Art. 11. O Grupo de Trabalho de Atenção à Saúde da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) acompanhará o desenvolvimento do PMAQ-AB, com avaliação e definição, inclusive, dos instrumentos utilizados no Programa.

Parágrafo único. O Grupo de Trabalho de que trata o "caput" poderá convidar especialistas para discussão e manifestação acerca de elementos do PMAQ-AB.

Art. 12. O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SAS/MS), publicará o Manual Instrutivo do PMAQ-AB, com a metodologia pactuada e outros detalhamentos do Programa.

Art. 13. Os recursos orçamentários de que trata esta Portaria são oriundos do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.1214.20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família.

Art. 14. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 15. Ficam revogadas:

I - a Portaria nº 1.654/GM/MS, de 19 de julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 138, Seção 1, do dia seguinte, p. 79;

II - a Portaria nº 866/GM/MS, de 3 de maio de 2012, publicada no DOU nº 86, Seção 1, do dia seguinte, p. 56;

III - a Portaria nº 535/GM/MS, de 3 de abril de 2013, publicada no DOU nº 64, Seção 1, do dia seguinte, p. 35; e

IV - a Portaria nº 1.063/GM/MS, de 3 de junho de 2013, publicada no DOU nº 105, Seção 1, do dia seguinte, p. 49.
ARTHUR CHIORO









DAB lança o sistema eletrônico da AMAQ

DAB lança o sistema eletrônico da AMAQ
 
O Departamento de Atenção Básica (DAB) lança hoje (7), oficialmente, o sistema eletrônico de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (AMAQ). O instrumento avaliativo acaba de passar por alterações validadas em portaria que confirma o 3º ciclo do PMAQ, além de abrir portas para o período de adesão ao Programa, previsto para o dia 13 de outubro.

Entendendo que os processos autoavaliativos na atenção básica devem ser contínuos e permanentes, a ferramenta eletrônica AMAQ busca facilitar a realização da autoavaliação, tendo como objetivos principais:

• Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com o instrumento AMAQ;
• Disponibilizar relatórios da autoavaliação considerando a classificação nas Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas na ferramenta;
• Facilitar o monitoramento das autoavaliações.

Com a nova ferramenta, torna-se ainda mais importante a atualização do cadastro do responsável de equipe (AB/SB, NASF e CEO) no Portal do Gestor. O gestor municipal é o responsável pela atualização e cadastro dos profissionais, contribuindo para uma maior autonomia e acesso a informações da equipe.

Mais informações no seguinte link: http://pmaq.lais.huol.ufrn.br/amaq/ 

XI ENCONTRO CATARINENSE DE SAÚDE MEN­TAL - ECSM 2015


30.9.15

Encontro Temático

Atenção!

No dia 01/10 será realizado o Encontro Temático com as Apresentações dos Planos Municipais de Educação Permanente em Saúde e a Estruturação do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde. Lembrando que cada membro ou representante do município deverá apresentar seu plano!

Local: Auditório da SMS de Herval D Oeste
Horário: 13:30

Esperamos a todos!

Att.

Fórum Rede Cegonha - Etapa Curitibanos

No próximo dia 22 de Outubro de 2015 acontecerá mais uma etapa do I Fórum da Rede Cegonha da Macro Região Meio Oeste, nesta ocasião se realizará no município de Curitibanos no auditório do Colégio Casimiro de Abreu, localizado na Rua Luiz Dacol, 39 (próximo ao Queluz Supermercado), Centro.                                                                                                                                                               

Publico alvo: Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Gestores e demais profissionais que atuam no atendimento a gestantes.
 
Em anexo programação, 

Inscrições via Formsus, link abaixo.



Qualquer dúvida favor entrar em contato,

Att.
 
Enfº Lucas Rafael
Coordenação da Atenção Básica
9ª GERSA Videira
(49) 3566 2868

28.9.15

Exame de Suficiência para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade



Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Exame de Suficiência para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC). Inscrições até 18/10/2015
TEMFC: Fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade 

Valorização do profissional perante o mercado de trabalho e qualificação para atuar em muitas posições que não seriam possíveis sem a certificação. Estas são apenas duas das inúmeras vantagens para o médico com título de especialista em Medicina de Família e Comunidade. A oportunidade de certificação está sendo oferecida pela SBMFC, com a 19ª edição do Exame de Suficiência para Obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC). As inscrições estão abertas e seguem até 18 de outubro de 2015.
?A Medicina de Família e Comunidade (MFC) tem se fortalecido continuamente nas últimas duas décadas e hoje oferece uma ampla gama de campos de atuação para os especialistas na área que vão desde a atuação na assistência à saúde, na docência médica e também na gestão de serviços de saúde. Nesse sentido, o título de especialista em MFC valoriza o profissional perante o mercado de trabalho e o qualifica para atuação em muitas posições que não seriam possíveis para ele alcançar sem essa certificação. Para além disso, o reconhecimento como especialista médico aumenta o seu prestígio e o de sua especialidade perante os demais profissionais de saúde e frente à sociedade como um todo, e isto é particularmente relevante na Medicina de Família e Comunidade?, afirma o diretor de Titulação e Certificação da SBMFC, Nulvio Lermen Junior. De acordo com o presidente da SBMFC, Thiago Trindade, a Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a especialidade mais procurada atualmente no serviço público e privado, nas contratações e concursos públicos, seja para assistência ou para o ensino. ?Entendemos que milhares de colegas no Brasil exercem a medicina de família e atuam na atenção primária à saúde (APS) por anos, mas não são identificados como especialistas em medicina de família e comunidade, por não terem feito a residência ou a titulação na área. Entendemos que a realização do TEMFC é uma excelente oportunidade de ser avaliado por pares e receber uma acreditação pela SBMFC/AMB enq uanto especialista em MFC, o que leva a um fortalecimento da identidade do profissional e da sensação de pertencimento ao grupo de médicos de família brasileiros e mundiais?, explica o presidente.
Faça sua inscrição 

25.9.15

Programa de Residência em Medicina Geral e Comunitária

Segue ofício nº 202/15 e link do FORMSUS, para inscrição dos municípios catarinenses ao Programa de Residência em Medicina Geral e Comunitária, com prazo até dia 27/09/15.


As inscrições deverão ser feitas no link abaixo:


Esta parceria entre MS/SES /DEPS /GEABS estará contribuindo para a qualificação dos profissionais da Atenção Básica, bem como ​para o fortalecimento do processo de trabalho das equipes ESF


11.9.15

Cursos Telessaúde



Bom tarde, 

A partir da próxima segunda-feira, dia 14/09, o Núcleo Telessaúde de SC abrirá as inscrições para os seguintes minicursos: Introdução ao Acolhimento, NASF e o novo Consulta de Enfermagem na Atenção Básica. São 60 vagas disponíveis para cada curso. 

A novidade é o lançamento do curso de Consulta de Enfermagem, que tem como objetivo apresentar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e sua importância para a atenção em saúde na Atenção Básica.

Para acessar ao moodle e se inscrever, confira esse passo a passo: https://goo.gl/hOsRlI.

Para mais informações, entre em contato através do telefone (48) 3212-3505 ou do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br.

Lembrando que o número de vagas é limitado, por isso inscreva-se somente se você tiver carga horária disponível para realizar o curso. 

Aproveite nossos minicursos. Nós contamos com sua participação!

8.9.15

VII ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA 2015


Informamos que será realizado em novembro no municípios de Itajaí. o VII ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA com o tema " Melhores Praticas de Atenção Básica em Santa Catarina". Objetivo é fortalecer e qualificar a AB em Santa Catarina.


acesse aqui:

21.8.15

I Semana Científica e VII Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas



A Maternidade Darcy Vargas - Joinville está realizando importante evento na área de atenção materno infantil nos dia 14 a 18/09/2015. Excelente oportunidade para atualização de conhecimentos e aperfeiçoamento.
Abaixo as informações, inscrições gratuitas.

Inscrições pelo e-mail inscricoesdeptmdv@saude.sc.gov.br  por meio da ficha de inscrição em anexo.
Att
Carmem R Delziovo
Rede Cegonha SC

Boa tarde!!!

Comunicamos através deste, os endereços onde serão realizados os eventos da I Semana Científica e VII Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas que ocorrerá de 14 a 18 de setembro de 2015.

Dias 14, 15 e 16 de setembro - AUDITÓRIO DO IELUSC sito à Rua Princesa Isabel, 438 - Centro - Joinville

Dia 16 de setembro das 19:30 às 21:30 - Filme Microbirth - AUDITÓRIO CDL sito à Rua Ministro Calógeras, 867 - Centro - Joinville

Dias 17 e 18 de setembro - CENTRO DE CONVENÇÕES UNIVILLE sito à Rua Paulo Malschiztki,10 - Bom Retiro - Joinville

Em anexo a programação e ficha de inscrição.


ficha de inscrição

A inscrição para o evento é GRATUITA e a ficha de inscrição pode ser feita apenas para a jornada na sexta-feira e/ou apenas para os cursos de seu interesse, a ficha de inscrição pode ser entregue pessoalmente no Departamento de Ensino, Pesquisa e Treinamento da Maternidade Darcy Vargas (DEPT-MDV) ou pode ser enviada pelo email: inscricoesdeptmdv@saude.sc.gov.br

Todos os participantes receberão certificado referente aos eventos aos quais se inscreverem.

Por gentileza, divulgue nosso evento para sua lista de colegas de trabalho e contatos.

Att,
Carla Vaichulonis
Departamento de Ensino, Pesquisa e Treinamento
Maternidade Darcy Vargas - Joinville
Tel: (47)3461-5763 ou 3461-5813


Relatos de Experiências


É importante que a experiência da equipe de vocês tenha visibilidade e possa ser aproveitada por outras equipes de Santa Catarina e do país.

Tanto os critérios para publicação quanto as versões on-line da revistaestão no site oficial da SES-SC.  

Gerência de Coordenação da Atenção Básica – GEABS

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

14.8.15

Encontro: Doença Renal Crônica

Prezados, 

Conforme acordado segue programação do Encontro para Médicos das ESFs:

Dia 01/09/2015 
Horário:14:00
Local: Auditório da SMS de Herval d Oeste.
Pauta: Abordagem da Doença Renal Crônica;
          Projeto
Monitor: Otone Dallacosta


OBS: O enfermeiro e/ou representante da CIES pode participar junto com os médicos de seu município.

Aguardamos a presença de TODOS!

Att.


11.8.15

“Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa”

Prezados 
Solicito a divulgação da abertura do edital de seleção para o “Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa” da UFSC (texto abaixo escrito).

O MINISTÉRIO DA SAÚDE, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tornam públicas, por meio de Edital, as normas gerais para o processo de seleção do curso de pós graduação lato sensu na modalidade presencial “Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa”.
As inscrições somente on line estão abertas de 03 a 17 de agosto de 2015.
Acesso a ficha de inscrição on line: http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/
Dúvidas ou demais informações devem ser tratadas exclusivamente no e-mail: <esp.neti@contato.ufsc.br>

10.8.15

Nota Técnica conjunta Cancer de Prostata - para conhecimento e divulgação

A Coordenação Nacional de Saúde dos Homens- CNSH vem informar que foi aprovada a Nota Técnica conjunta Nº 001/2015 (em anexo) da Coordenação Nacional de Saúde dos Homens, Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, da coordenação Geral de Atenção as pessoas com Doenças Crônicas e do Instituto Nacional do Câncer, sobre o posicionamento do Ministério da Saúde a cerca da integralidade da saúde dos homens no contexto da campanha Novembro Azul.

Sabemos que o mês de novembro no Brasil e no mundo, tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem devido a um conjunto de iniciativas que ficou conhecido como: "Novembro Azul". Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem à população masculina (principalmente o Câncer de Próstata) são realizadas por diversas instituições.

Embora, simbolicamente, o mês de novembro seja tratado como um mês especial para o cuidado da saúde do homem, o MS recomenda que as ações votadas  para a população masculina aconteçam durante todo o ano.

Ressaltamos que a Coordenação Nacional de Saúde dos Homens - CNSH/DAPES/SAS/MS está alinhada com o posicionamento oficial do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/INCA sobre a recomendação de NÃO rastreamento do câncer de próstata. O MS trabalha com a perspectiva da detecção precoce, nos casos que o usuário apresente sintomas urinários, independente da idade.

Contamos com o apoio de todos(as) para divulgar essa Nota Técnica conjunta para gestores, profissionais da saúde e população em geral. Certamente, isto exigirá de todos/as que atuam organizando ações para a população masculina na rede, porém temos a confiança que esta nota  técnica conjunta trará benefícios e aprimoramento no trabalho realizado em direção a uma atenção integral de qualidade à saúde dos homens brasileiros.


3.8.15

Chegou a hora de inscrever as Boas práticas em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa!

Começam na próxima segunda-feira (3) as inscrições para a 3ª Edição do Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. O levantamento tem por objetivo conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios e Estados no campo da saúde da pessoa idosa. A proposta é incentivar os gestores a promoverem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no SUS (Sistema Único de Saúde). O prazo para efetuar a inscrição termina no dia 28 de agosto.
O edital 2015 está disponível no site http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/. As inscrições poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico no mesmo endereço eletrônico. A iniciativa integra a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
Conasems ? As experiências premiadas na edição de 2014 serão apresentadas durante o 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 6 a 8 de agosto, em Brasília (DF).
No dia 6 de agosto acontece o seminário ?Equidade no acesso de populações vulneráveis: ainda um discurso ou uma prática reparadora??. Um das experiências em destaque é o Programa de Qualidade em Saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, em Campo Grande (MS).
No dia 7 de agosto será realizado o painel Saúde da Pessoa Idosa: Municípios que Apostam no Viver Mais e Melhor. A atividade será aberta com o debate ?Estratégias para a Qualificação do Cuidado à Pessoa Idosa nos Territórios?, com a participação da coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, e da pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict), Dalia Romero. A troca de ideias terá sequência com a mesa ?Como os municípios estão se organizando para responder às demandas de saúde da população idosa??, seguida das apresentações das experiências ?Tecendo Redes de Cuidados em Saúde do Idoso? (Canoas - RS), ?Curso de Cuidador Informal na Área Rural de Manaus? (Manaus - AM), e do ?Projeto Carta ao Amigo? (São Paulo - SP).


Por dentro do calendário da 3ª Edição do Mapeamento e Experiências Exitosas de Gestão Estadual e Municipal
no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa



ETAPA
PERÍODO
1ª - Inscrição
3 a 28 de agosto de 2015
2ª - Avaliação das experiências inscritas
7 a 25 de setembro de 2015
3ª - Divulgação dos resultados
1º de outubro de 2015

4ª - Apresentação e
premiação das 12 experiências     selecionadas

Novembro/Dezembro
(data a definir)



Para mais informações:

COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA