5.7.16

RELATÓRIO REUNIÃO CIES

RELATÓRIO REUNIÃO CIES
30/06/2016-13:30 HS

A reunião aconteceu no auditório da SMS Herval D’Oeste. Segue em sequências os assuntos discutidos conforme a pauta:
·         Foram elencadas as prioridades dos municípios, conforme o PAREPS; sendo que para este segundo semestre se realizara ainda 2 capacitações, sendo elas:
  1. 1-      Primeiros socorros e APH: público alvo ( TE, enfermeiros, médicos e dentistas), serão 2 turmas, com 2 vagas p/ município p/ turma, num total de 4 vagas para nosso município. As fichas de inscrições serão disponibilizadas logo mais. (set/2016)
  2. 2-      Humanização e Relação Interpessoal: público alvo toda a equipe ( out/2016).
  3. ·         3-Para 2017/1 ficou elencado os seguintes cursos: diabetes, síndrome metabólica, obesidade; rede cegonha; coordenação da AB.
  4. ·         Para 2017/2 ficou elencado: saúde mental; NASF; saúde do trabalhador.
  5. ·         Também ficou definido uma Capacitação em Investigação de Surto de DTHA.( os ofícios estão sendo entregues ao público alvo da população, que é a vigilância epidemiologia/ sanitária e um profissional do hospital)
  6. ·         Também foi feita uma devolutiva pelos membros da CIES, sobre a capacitação de feridas, sendo que a grande maioria dos municípios elogiou a capacitação.
  7. ·         Também ficou de se  pensar em criar um comitê regional de óbitos.
  8. ·         Foi solicitado aos municípios que atualizem, mediante aval do gestor municipal de saúde, os membros suplentes e titular da CIES.
  9. ·         Na próxima reunião vão ser verificados os municípios que ficarão fora das inscrições para as capacitações devido às ausências nas reuniões, cumprindo o que está no regimento interno.
  10. ·         Próxima reunião: 28/07/2016 às 13:30hs.




Atenciosamente, Aline Venturin Fagundes.

Curso de Especialização Impactos da Violência na Saúde ...

Prezados (as),
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Impactos da Violência na Saúde, na modalidade de educação a distância.
O curso é GRATUITO, oferecido pela FIOCRUZ com apenas dois encontros presenciais.
O OBJETIVO é qualificar profissionais de saúde e gestores de nível superior, que atuam no SUS para desenvolver competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas em relação ao impacto da violência sobre a saúde, com reflexões sobre as estratégias e práticas de vigilância, prevenção, promoção da saúde e cultura de paz e organização de serviços para atenção e proteção integral às pessoas em situação de violências.

Período de inscrição: 13 de junho a 15 de julho de 2016.

Atenção! Para concretizar a inscrição é necessário enviar a documentação exigida via correio.

28.6.16

Reunião

Boa tarde!

Colegas, esperamos a todos para a reunião do mês!

Dia: 30/06/2016
Horário: 13:30
Local: SMS de HO

Pauta (sujeita a alterações):
- PAREPS
- Faltas
- Ofícios para novos membros;
- Capacitação saúde do idoso para ACS;
- Capacitação de urgência/emergência para AB;
- Devolutiva capacitação feridas; 
- Comitê de óbitos;


Abraços!

10.6.16

Curso a Distância - Álcool e outras drogas, da coerção à coesão

Curso a Distância - Álcool e outras drogas, da coerção à coesão


O Departamento de Gestão da Educação na Saúde – DEGES/SGTES e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - CGMAD/DAET/SAS, do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Universidade Aberta do SUS/UNA-SUS, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrem inscrições para a 2ª e última turma/2016 da 4ª Edição e última do curso:

Álcool e outras drogas, da coerção à coesão.

São 3.000 vagas para profissionais de nível médio ou técnico e superior completo.

- Início das Inscrições para 4ª edição: 27/05/2015
- Término: 15/07/2016.

(O curso é na modalidade em Educação a Distância, sem encontros presenciais e por ser ofertado pelo Ministério da Saúde é gratuito para os trabalhadores do serviço público).

Obtenha maiores informações e realize sua inscrição no link abaixo:


Informamos que o curso “Álcool e Outras Drogas, da coerção à coesão” tem como propósito atender a Saúde Pública. As vagas são ofertadas exclusivamente aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, sobretudo da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, que compreende:
- CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS AD, CAPS AD II e CAPS AD III
- Consultório na Rua;
- Unidades Básicas de Saúde
- NASF;
- Centros de Convivência e Cultura;
- SAMU;
- Sala de Estabilização;
- UPA 24 horas;
- Pronto socorro em Hospital Geral;
- Unidade de Acolhimento;
- Leitos de psiquiatria e saúde mental em Hospital Geral e
- Serviços Residenciais Terapêuticos.
- Rede se Atenção Intersetorial (SUAS/Justiça/Ministério Publico).

E-mail para contato e informações: cursossaudemental@saude.gov.br

Coordenação dos Cursos de Saúde Mental 

7.6.16

Feridas – Cuidados de Enfermagem

Boa tarde! 

Em relação a capacitação: Feridas – Cuidados de Enfermagem, segue algumas informações:

Data a ser realizado: 23 e 24 de junho
Horário: 8:30 a 17:30
Local: Luzerna 
Dia 23/06 -Luzerna, auditório do Centro de Eventos (antigo Seminário)

Dia 24/06- Luzerna, centro Multiplo Uso (anexo a prefeitura)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Feridas – Cuidados de Enfermagem:
Fisiologia da cicatrização: Fase inflamatória; proliferativa; de maturação.
Definição e classificação das feridas e ulceras: incisionais, contusas, laceradas e cortantes.
Formas de cicatrização: primeira, segunda e terceira intenção.
 Tipos de curativos: simples; de feridas com drenos; em ferida séptica.
Substâncias utilizadas em curativos.
Novas tecnologias em tratamentos de feridas.
Aula prática 
Atenção: 
1. Restam algumas vagas. os municipios que tem mais que uma unidade/ESF e desejam encaminhar mais técnicos podem me mandar as inscrições até dia 10 de junho (sexta);
2. Todas as fichas de inscrições devem vir acompanhadas de CPF e RG legível, podendo ser física ou escaneada por email. As fichas que não vierem acompanhadas dos documentos podem participar do treinamento mas não recebem certificados;

Abraço a todos.

16.5.16

Formação em Auriculoterapia

Em parceria com a UFSC, Ministério da Saúde lança curso de Formação em Auriculoterapia para profissionais da AB

13/05/2016

Foi lançado, na manhã desta sexta-feira (13), o curso de Formação em Auriculoterapia promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Trata-se de mais uma ação estratégica do Núcleo responsável pela coordenação da Política Nacional de PICS, que busca qualificar as Práticas no Sistema Único de Saúde.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de quatorze (14) Estados brasileiros, que participam em Brasília, desde a última quinta-feira, da Oficina de Capacitação de Preceptores e Articuladores locais do curso semipresencial, voltado para profissionais de saúde de nível superior da Atenção Básica.

A expectativa é de formação, neste ano, de dois mil (2.000) trabalhadores que atuam nas cidades de Fortaleza; Recife; João Pessoa; Aracaju; Rio de Janeiro; São Paulo, Campinas, Florianópolis; Macapá; Angra dos Reis; Salvador e Porto Alegre. No próximo ano, mais dois mil profissionais de outros polos serão capacitados, sendo que cada região abrirá 125 vagas.

Segundo Ana Cláudia Chaves, coordenadora substituta da Coordenação de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica, o lançamento representa um modelo de formação que considera o protagonismo dos sujeitos que estão inseridos nas regiões de saúde: “quando você cria uma formação que privilegia o protagonismo regional, essa ação é mais sustentável do que apostar em ação para público restrito, que atua em nível mais centralizado”.

Ainda de acordo com Ana Cláudia, cada vez mais o Departamento de Atenção Básica tem investido na capilaridade da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, e o curso aponta nesse sentido: “ele faz parte de uma estratégia de qualificação dos sujeitos que vão atuar nos polos regionais, pensando nas particularidades de cada local, nas dificuldades politicas e técnicas e nas singularidades dos sujeitos daquelas regiões”, afirma.

Também esteve presente o consultor técnico do Núcleo de PICs Paulo Rocha. Segundo o consultor, a capacitação, lançada em momento de celebração dos 10 anos da PNPIC, é motivo de orgulho: “formar quatro mil profissionais de saúde do SUS em auriculoterapia é fortalecer e ampliar o olhar do cuidado integral por uma nova cultura de saúde”.

Para saber mais sobre o curso, acesse http://auriculo.fett.digital.

27.4.16

Reunião

Caros Membros,
Em virtude de alguns compromissos e também em decorrência da campanha de vacinação contra Gripe, estamos cancelando a nossa reunião da CIES. Estaremos verificando uma nova data e entraremos em contato.
Desculpem pelo aviso em cima da hora,
att.


Luciana Rapozo
Articuladora CIES - Meio Oeste
Herval D'Oeste - SC

4.4.16

Reunião Cies

Lembrando que a reunião da CIES será:

dia 06/04
Local: ADR
Horário: 13:30


Abraços a todos e até lá!!!!
V Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina: PARTICIPAÇÃO SOCIAL e RE ENCANTAMENTO DO SUS - INSCRIÇÕES ABERTAS

 A realização da Mostra faz parte do planejamento anual do Colegiado Gestor de Humanização em Santa Catarina.
Esta edição, como as anteriores, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, Diretoria de Educação Permanente em Saúde, e Divisão de Humanização, representada pelo Colegiado Gestor Estadual de Humanização em Santa Catarina, e do Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (PNH).
Ainda sob o efeito do ano de conferências de Saúde que foi o ano 2015, com o tema da V Mostra visamos destacar as experiências de inclusão de gestores, trabalhadores e usuários nas práticas de gestão e atenção.
O SUS vem se consolidando desde o ano de 1990 em sua materialidade legal e colocando uma outr lógica para o enfrentamento das situações de saúde, diferente da lógica de mercado. E a participação social, que vem se mostrando cada vez a mais essencial no cotidiano dos serviços no âmbito do SUS, pode colaborar com o processo de re encantamento do Sistema.
Teremos dois temas dialogando com a Mostra este ano. Neste 18 de maio, dia nacional pela luta antimanicomial, não podemos deixar de fazer um chamamento a saúde mental coletiva e de demarcar nossa preocupação com os avanços necessários neste campo. A luta antimanicomial constitui-se em processo histórico de conquistas das políticas públicas de saúde e experiência ímpar na participação social, o que tem gerado novas tecnologias de cuidado. Desta forma, fazemos um convite especial para apresentação de experiências nesta área. De outra parte, a V Mostra de Humanização não pode se furtar à discussão sobre temas emergentes em saúde, como o da epidemia que o país enfrenta em relação a dengue, zika e chikungunya.
Mas, porque participação social? Como princípio doutrinário do SUS, estabelecido nas leis 8080/90 e 8142/90 e como prática, deve efetivar-se em ações de saúde no âmbito do sistema. Sobre o reencantamento, vamos deixar esta questão nos pôr a trabalho. Supomos que sempre é possível inventar algo novo, e a Mostra de experiências de humanização tem confirmado isto anualmente.

•  Data e local:
Data: 18 e 19 de maio de 2015
Local: Lages SC – UNIPLAC - Avenida Castelo Branco Nº 170 – Bairro: Universitário
•  Público-Alvo – Trabalhadores, gestores, usuários e estudantes com experiências na PNH, e em redes/movimentos sociais, conselhos.
Nº de participantes – 120 inscritos


•  Experiências:
Serão selecionados trabalhos para apresentação na modalidade oral (24 trabalhos) e pôsteres, realizados por profissional e/ou estudante, gestor e/ou usuário da área da saúde com experiências de humanização na gestão e na atenção do SUS e/ou em redes/movimentos sociais, conselhos em diversos âmbitos: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas vivenciadas no cotidiano do SUS levando em conta as diretrizes e dispositivos da PNH, e o tema que a convoca. Após a realização da inscrição como participante, poderá ser feita a inscrição da experiência. As experiências selecionadas receberão devolutiva em 08 de maio de 2016.

•  Eixos temáticos:
•  Tecnologias de inclusão nas práticas de Gestão e Atenção – trabalhos relacionados à: direito à saúde; inclusão social; ampliação da participação social; parcerias com movimentos; organização da sociedade civil.
•  Direito à Saúde e Mobilização Social - trabalhos relacionados à: modos bem sucedidos de educação popular visando à inclusão de sujeitos e movimentos; práticas integrativas e complementares, ouvidorias e demais tecnologias de escuta, comitês abertos, e outros movimentos de inclusão.
•  Participação Social e Situações Emergentes de Saúde - trabalhos relacionados a experiências com mobilização social para o enfrentamento de situações emergentes  e utilização de ferramentas de gestão que oportunizem a participação como a sala de situação com foco na discussão coletiva; rodas de conversa.

Critérios de seleção das produções As experiências enviadas poderão entrar em duas modalidades: Oral e Pôster. A avaliação das experiências será realizada pela Comissão Organizadora da V Mostra, a qual observará os seguintes critérios: ter como base a Política Nacional de Humanização; ser pertinente com o tema proposto para a Mostra; colaborar como norteadora para o fomento de outras experiências no SUS, em função de elementos conceituais, metodológicos e estratégicos; colaborar para problematização, melhoria, avanço, inovação e/ou formulação dos dispositivos da PNH que colaboram com o “SUS que dá certo”, conforme documento base desta política.

•  Metodologia
Abertura seguida de mesa redonda com exposição dos conferencistas e discussão em plenária do tema central e eixos temáticos; rodas de conversa com apresentação das experiências na modalidade oral e pôster e partilhamento dos temas apresentados em cada roda de conversa.
•  Modalidade Oral: roda de conversa com os expositores dos trabalhos selecionados que terão 20 minutos para apresentação d a experiência, com mais 5 minutos para o debate.
•  Modalidade Pôster: Os pôsteres serão fixados na chegada, durante o credenciamento. No dia 19/05 d as 13: 0 0 a s 14:00 o seu expositor poderá permanecer junto ao Pôster para apreciação dos participantes da Mostra.
Período de inscrições: 01 de março a 04 de maio de 2016 para um total de 120 participantes, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.

Telefone para contato: 36647244


25.1.16

curso " Introdução à Saúde Integral dos Adolescentes e Jovens"


O curso será realizado no período de 09/03 à 09/06/2016.

O curso destina-se a profissionais de saúde de nível superior, em especial àqueles cujo público principal é a população adolescente.
O curso é gratuito e totaliza 80 horas, cumpridas a distância.
 Informações gerais sobre o curso podem ser obtidas no endereço saudedoadolescente.com, em especial a seção "Estrutura do curso", que transcrevemos abaixo:
 "O conteúdo do curso foi organizado em três eixos temáticos: crescimento e desenvolvimento, sexualidade e saúde reprodutiva, e principais problemas clínicos.
 Optou-se pelo modelo pedagógico de ensino baseado em casos. Os casos foram formulados por profissionais de saúde, tendo como base situações reais vivenciadas no dia a dia de trabalho. Cada caso está associado a diversas competências específicas e transversais. Competência é definida como a capacidade de aplicar adequadamente conhecimentos, habilidades e atitudes para alcançar um determinado resultado em contextos concretos. As específicas referem-se às habilidades e capacidades técnicas e as transversais são aquelas que contribuem para o desenvolvimento do trabalho como um todo. Os casos foram agrupados em diferentes níveis de complexidade: baixa, média e alta e, identificados por um nome-fantasia.

Para resolver cada caso, você dispõe de algumas ferramentas de apoio: resumos, glossário, dicas, tabelas e gráficos, bem como, de uma série de capítulos do livro Saúde do Adolescente e Jovem: competências e habilidades, disponíveis para download . Todo o material textual encontra-se no formato PDF, o que permite que você os imprima com facilidade.
Para enviar as resoluções de caso ao orientador, o programa lhe oferece um espaço específico."
  
Atenciosamente,
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente

21.1.16

Curso a Distância - Álcool e outras drogas, da coerção à coesão.

Curso a Distância - Álcool e outras drogas, da coerção à coesão.
 
 
O Departamento de Gestão da Educação na Saúde – DEGES/SGTES e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - CGMAD/DAET/SAS, do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Universidade Aberta/UNA-SUS, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrem inscrições para a turma/2016 da 4ª edição do curso:
 
Álcool e outras drogas, da coerção à coesão.
 
São 2500 vagas para profissionais de nível médio ou técnico e superior completo.
 
- Início das Inscrições para 4ª edição: 02/12/2015
- Término: 14/02/2016.
 
(O curso é na modalidade em Educação a Distância, sem encontros presenciais e por ser ofertado pelo Ministério da Saúde é gratuito para os trabalhadores do serviço público).
 
Obtenha maiores informações e realize sua inscrição no link abaixo:
 
 
E-mail para contato e informações: cursossaudemental@saude.gov.br
 

Coordenação dos Cursos de Saúde Mental

20.1.16

"Orientações para a visita domiciliar do ACS voltada para eliminação do Aedes aegypti"

Bom dia!

Na próxima sexta-feira (22/01), às 14h, será realizada a webconferência "Orientações para a visita domiciliar do ACS voltada para eliminação do Aedes aegypti", com os palestrantes João Augusto Fuck, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do Estado, e Lisandra Santos de Souza, teleconsultora do Telessaúde SC para o e-SUS.

O objetivo da webconferência é capacitar os profissionais ACS para realização da visita domiciliar voltada para identificação e orientação para eliminação do Aedes aegypti. O público-alvo são os ACS e os coordenadores da Atenção Básica de todos os municípios de Santa Catarina.

curso “Envolvimento dos Homens – Saúde+ Paternidade e Cuidado”

Olá, prezados!

Iniciamos 2016 com o objetivo de mobilizar a sociedade para o maior envolvimento dos homens e de expandir a reflexão e qualificação dos profissionais no campo da Paternidade e Cuidado.

Para isto, convidamos a todos para participar do curso  “Envolvimento dos Homens – Saúde+ Paternidade e Cuidado”, elaborado em uma parceria da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Instituto Promundo e da Comunidade de Práticas.

As inscrições estão abertas!

Abaixo descrevemos como deve ser realizado o acesso ao curso. Ou acesse: https://cursos.atencaobasica.org.br/courses/16135?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=Divulga%C3%A7%C3%A3o%20do%20curso%20Paternidade lembrando que é necessário está logada na CdP (Comunidade de Práticas)