29.10.13

Caminhos do Cuidado abre seleção de Orientadores e Tutores

topo_new_0

Caminhos do Cuidado abre seleção de Orientadores e Tutores
Abertas as inscrições para o processo seletivo de orientadores e tutores do Projeto Caminhos do Cuidado, que vão atuar nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://caminhosdocuidado.org no período das 9h do dia 11/10/2013 às 16h do dia 25/10/2013, horário de Brasília.
O processo seletivo é organizado pela coordenação do Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica, por intermédio do Ministério da saúde, através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz e em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde/Escola GHC - Grupo Hospitalar Conceição.
O projeto ?Caminhos do Cuidado? vai formar Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares/Técnicos de enfermagem (ATENFs) da Atenção básica em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso de formação pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos ACSs e ATENFs acolher e cuidar de forma integral o usuário, a partir de sua inclusão no sistema, sem jamais excluí-lo, sob qualquer pretexto.
Orientador
O público alvo da seleção de orientadores são profissionais de nível superior com pós-graduação nas áreas da Saúde Mental, da Saúde Coletiva, da Saúde Pública, da Atenção Básica, da Educação ou das Ciências Sociais e, experiência profissional mínima de dois anos em ensino, gestão ou serviço, na área da Saúde Mental ou da Atenção Básica da rede do Sistema Único de Saúde.
Além de ter formação superior com pós-graduação nas áreas da Saúde Mental, da Saúde Coletiva, da Saúde Pública, da Atenção Básica, da Educação ou das Ciências Sociais, os candidatos à seleção devem atender a pré-requisitos como: possuir comprovada experiência profissional mínima de dois anos nas áreas da Saúde Mental e/ou da Atenção Básica, em ensino, gestão ou serviço da rede do Sistema Único de Saúde e comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando.
Entre as atribuições e responsabilidades do orientador ele deverá participar da oficina presencial de formação de orientadores, com carga horária de 24 horasdeverá responsabilizar-se pelo acompanhamento em Educação a Distância (EAD), dos tutores, numa média de 10 horas semanais.
O candidato a orientador também vai realizar a formação presencial de tutores, em no mínimo uma oficina, organizada pela equipe do projeto, com duração de 40 horas em dias consecutivos, executada em data(s) e local (is) a serem divulgados oportunamente. O orientador vai realizar os registros acadêmicos, avaliar os tutores e elaborar relatórios pertinentes à formação sob sua responsabilidade.

Tutor

O público-alvo da seleção de tutores são profissionais de nível superior com experiência mínima de um ano na Atenção Básica, na Saúde Mental, ou em docência na área da Saúde na temática da Saúde Mental ou da Atenção Básica, da rede do Sistema Único de Saúde. Residências com ênfase na Atenção Básica ou na Saúde Mental serão consideradas como experiência profissional, porém não pontuarão como pós-graduação.
Além de ter formação em nível superior com experiência mínima de um ano na Atenção Básica, na Saúde Mental, ou em docência na área da Saúde na temática da Saúde Mental ou da Atenção Básica, da rede do Sistema Único de Saúde, o candidato precisa comprovar residência no Estado/Região de Saúde para a qual está se candidatando.
Entre as atribuições e responsabilidades do tutor, ele deverá realizar e acompanhar a formação presencial das turmas de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem, sob sua responsabilidade. O tutor vai ainda realizar os registros acadêmicos, elaborar relatórios pertinentes à formação e avaliar as turmas sob sua responsabilidade.

23.10.13

Portaria institui consultórios de Odontologia e de Oftalmologia para escolas


A Portaria Interministerial 15/2013, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 11 de outubro, institui o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia, no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Com o objetivo de realizar ações de atenção à saúde à população, prioritariamente aos educandos atendidos pelo PSE e cadastrados no PBA, o Projeto será executado por veículos adaptados e equipados para desenvolver ações de atenção à saúde bucal e oftalmologia.

Com gestão intersetorial da saúde e educação, a Portaria dispõe sobre as competências dos partícipes. O financiamento e a avaliação do Projeto são atribuições dos ministérios da Saúde e da Educação.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais da educação e da saúde para que acompanhem e participem da implementação desse Projeto em seus Estados de forma a assegurar maior cobertura e melhor qualidade no atendimento aos estudantes de suas redes de ensino por meio de ações de atenção à saúde bucal e oftalmologia.
Grupos de Trabalho
Cabe aos gestores estaduais de saúde e educação constituir grupo de trabalho específico para elaborar plano de ação para implantação do Projeto em seus Estados. Definidos pela Portaria, entre os integrantes desse grupo de trabalho constam representantes municipais Programa Brasil Alfabetizado – PBA. Porém não se explicita como tais representantes serão indicados. O grupo de trabalho deve apresentar seu plano de ação no prazo de 60 dias, a contar de 11 de outubro, data da publicação da Portaria.

No Anexo III estão previstos os serviços e procedimentos técnicos a serem prestados no âmbito desse Projeto.
No Anexo II da Portaria encontram-se os critérios para definição dos Municípios a serem atendidos. O Projeto deverá priorizar regiões de saúde com maior número de Municípios com adesão ao PSE e turmas ativas do PBA e com rede de atenção insuficiente para atendimento da demanda de assistência oftalmológica e com cobertura populacional moderada (25 a 50%) e regular (até 25%) de equipes de saúde bucal.
A relação dos Municípios a serem atendidos pelo Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia deverá ser publicada nos sites dos dois Ministérios.


21.10.13

II Mostra da Política Nacional de Humanização (PNH)



É com satisfação que convidamos você a participar da II Mostra da Política Nacional de Humanização (PNH) no Estado de Santa Catarina (SC)

A II Mostra integra o planejamento das ações do Colegiado Gestor de Humanização em SC cujo objetivo é ampliar e aproximar as experiências e práticas relacionadas à PNH além de acionar as diferentes redes de atenção à saúde.
Contamos com você para participar deste evento conosco!

Data: 31/10/2013                                                                 
Horário: 08h às 17h
Local: Centro de Atenção à Terceira Idade - CATI
            Rua: Doutor Constâncio Krummel, s/n° - Praia Comprida – Beira Mar próximo ao Supermercado Bistek, São José - SC

PROGRAMAÇÃO
08:00  -   Recepção, Credenciamento e Café de Acolhimento
08:30  -  Apresentação da proposta da II Mostra
09:00  -  Estações  – Palavra-Rodada - Apresentação dos expositores e seus trabalhos e discussão
12:00  -  Intervalo para almoço
13:30 -   Mapeamento das experiências – Discussão sobre as situações atuais da rede das experiências relacionadas as diretrizes e dispositivos da PNH
15:00   -  Tenda do Conto – Conferencista: Jaqueline Abrantes
16:00   -  Experiência da roda como dispositivo de Cogestão - 
16:30   -  Debate
17:00   -  Agradecimentos, Pactuações e encaminhamentos finais

Inscrição para participação: até 24/10 - página SES -  www.saude.sc.gov.br


Inscrição dos trabalhos: após inscrição na página da SES como participante (s), o (s) autor (es) deverão postar o resumo da experiência para seleção no site da Rede Humanizasus no endereço eletrônico: www.redehumanizasus.net ou email:humanizasantacatarina@gmail.com

Ledronete Silvestre  

17.10.13

CONCURSO PRÊMIO INOVASUS - 2013



GABINETE DO MINISTRO

EDITAL No- 6, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013
CONCURSO PRÊMIO INOVASUS - 2013

O MINISTÉRIO DE ESTADO DA SAÚDE, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 8.065, de 7 de agosto de 2013, torna público, para conhecimento dos interessados, que estará promovendo inscrições para o concurso Prêmio INOVASUS - 2013, a ser regido por este Edital, em conformidade com o § 4º do art. 22 e demais disposições da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sob responsabilidade do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

1. DO OBJETIVO
1.1. O concurso Prêmio INOVASUS - 2013 tem por objetivos: identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, Consórcios Públicos e Fundações Públicas no âmbito do SUS que devem dispor sobre os temas abaixo relacionados:
I - Gestão da Informação do Trabalho no SUS;
II - Avaliação de Desempenho no SUS; e
III - Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS.

2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1. Poderão participar do concurso as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Consórcios Públicos e Fundações Públicas, com o representante devidamente
cadastrado no formulário eletrônico:
2.1.1. Os Consórcios Públicos e as Fundações Públicas deverão estar articulados com as Secretarias de Saúde Estaduais e/ou Municipais para que possam cadastrar as suas iniciativas no formulário
eletrônico.
2.2. Os participantes acima mencionados poderão apresentar experiências locais e de abrangência regional e/ou intermunicipal.
2.3. Os participantes poderão inscrever trabalhos em mais de um tema, desde que não se trate da mesma iniciativa.

3. DA INSCRIÇÃO
3.1. As inscrições para o Prêmio INOVASUS 2013 - estarão abertas no período de 11 de outubro de 2013 a 24 de novembro de 2013 (até às 23 horas e 59 minutos - horário de Brasília).
3.2. A inscrição deverá ser efetuada, única e exclusivamente, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico: http://www.saude.gov.br/sgtes/inovasus, onde estará disponível este EDITAL DE CONCURSO, o REGULAMENTO e demais informações.
3.3. Não poderão ser inscritas iniciativas que tenham sido premiadas em edições anteriores.
3.4. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1. O Trabalho deverá apresentar: introdução (contextualização e justificativa); características do processo adotado (atores envolvidos, abrangência, descrição do processo e métodos utilizados); ações desenvolvidas e cronograma de implementação.
4.2. A iniciativa deverá conter: caráter inovador; caráter multiplicador; apresentar resultados das ações na área da gestão do trabalho em saúde no SUS e estar implementada:
4.2.1. Entende-se por iniciativa inovadora aquela que introduz novos processos, produtos, práticas, programas, políticas ou que melhorem processos já existentes, desenvolvidos para atender um problema real e que se destinam a trazer benefícios significativos para a gestão do trabalho em saúde no SUS; e
4.2.2. Entende-se por caráter multiplicador aquele que permite que a experiência possa ser reproduzida por outras instâncias e instituições.
4.3. Os classificados no Concurso Prêmio INOVASUS 2013, cederão os diretos patrimoniais decorrentes dos direitos autorais relativos aos trabalhos apresentados para o Ministério da Saúde, conforme previsto no art. 22, § 4º, art. 52, "caput" e § 1º, com seus incisos; e art. 111, "caput" da Lei nº 8.666 de 1993 e demais dispositivos legais inerentes à matéria.

5. DA PREMIAÇÃO
5.1. Serão premiados 15 (quinze) trabalhos, sendo que os 3 (três) primeiros colocados receberão o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada, do quarto ao nono lugar receberão R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) cada e do décimo ao décimo quinto lugar receberão R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) cada.
5.2. As Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria de Saúde do Distrito Federal terão os valores dos prêmios repassados via Fundo a Fundo, em uma única parcela.
5.3. Os Consórcios Públicos e Fundações Públicas terão os valores dos prêmios repassados ao respectivo ente (Estado ou Município), via Fundo a Fundo, de acordo com a inscrição no formulário eletrônico.
5.4. O valor líquido total será de R$ 2.580.000,00 (dois milhões quinhentos e oitenta mil reais), comprometidos nos recursos orçamentários da Funcional Programática 10.128.2015.20YD.0001 - Plano Orçamentário 0006.
5.5. O resultado final do concurso será divulgado no endereço eletrônico: http://www.saude.gov.br/sgtes/inovasus, bem como publicado no Diário Oficial da União.
5.6. O prêmio será destinado à instituição participante e deverá ser aplicado na área de gestão do trabalho em saúde para despesas correntes.

especialização - Farmácia

Ministério da Saúde e UFSC oferecem especialização gratuita para farmacêuticos do SUS

 

No total são oferecidas 1.600 vagas, sendo que 400 serão destinadas para professores de curso de graduação em Farmácia

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza a 2ª edição do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD: Especialização, Aperfeiçoamento e Estudos de Aprofundamento. As inscrições para o Processo Seletivo para 2014 estão abertas até 21 de outubro e são gratuitas. O pré-requisito para cursar a Gestão em Assistência Farmacêutica é ser profissional farmacêutico e atuar no serviço público de saúde ou como docente de Curso de Graduação em Farmácia.
Serão oferecidas 1.600 vagas. Das vagas ofertadas, 75% serão destinadas a farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde e 25% para farmacêuticos que exerçam atividade docente em disciplinas de cursos de graduação em Farmácia, reconhecidos pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação. O curso teve uma primeira turma em 2010/2013 com a participação de 2.000 alunos de todo o país.
“Existe uma demanda grande por formação na área de gestão da assistência farmacêutica. Essa é uma temática ainda pouco abordada nos cursos de graduação em Farmácia, por isso mesmo estamos destinando 400 vagas para docentes. Nosso objetivo é qualificar os farmacêuticos e capacitar os professores”, afirma a professora do Curso de Farmácia da UFSC e coordenadora da 1ª. edição do curso, Mareni Rocha Farias.
De âmbito nacional, o curso foi elaborado com a participação de docentes de diversas universidades do país e conta com a coordenação da UFSC que administra a plataforma online e interativa onde as aulas são ministradas. O curso terá alguns encontros presenciais e os candidatos poderão se inscrever em um dos 13 Polos Regionais por todo o Brasil. Os Polos Regionais serão: Manaus (AM), São Luís (MA), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Divinópolis (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS).
O Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) financiaram e deram o suporte técnico para a realização do curso.
“Nós trabalhamos no projeto e percebemos que a UFSC se revelou uma ótima parceira com expertise na área e com uma ótima relação com as outras instituições o que possibilitou a contribuição de outras entidades na elaboração do conteúdo do curso. Podemos dizer que este projeto foi escrito em rede, dentro da perspectiva do que nós buscávamos”, explica José Miguel do Nascimento Júnior, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
As aulas começam em março de 2014 e vão até fevereiro de 2015. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro de 2013, na página www.unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica


3.10.13

reunião da CIES Estadual


Ofício Circular nº Florianópolis, 30 de setembro de 2013.

Convite

Senhor (a) Representante,
                                                                                  
Convidamos para a próxima reunião da CIES Estadual, que será realizada no dia 08 de outubro de 2013, das 13:30 às 16:30 horas, na Escola Técnica do SUS (ETSUS/Blumenau), na rua 02 de setembro n° 1510 Itoupava Norte, Blumenau.

Tendo a seguinte pauta:

Informes;

Visita das dependências da ETSUS - Blumenau

Sala de Vacina

Oficina de Brasília

Situação atual dos CIR/CIES;

Oficina de Avaliação

Resultado dos trabalhos de grupo;

Agenda para 2013.

Atenciosamente,

Fernando de Toledo Barros Wedhausen
Coordenador da CIES Estadual

2.10.13

Telessaúde SC divulga: inscrições para os minicursos estão abertas


As inscrições para os minicursos do Moodle Telessaúde estão abertas do dia 1º ao dia 07 de outubro de 2013. São 30 vagas para cada um dos minicursos: 

Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) na Atenção Básica;
- Agentes Comunitários de Saúde;
- Trabalho em grupos na Atenção Básica.
O público-alvo são profissionais da Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Como participar: o aluno solicita a inscrição, que será validada de acordo com o público-alvo específico para os minicursos. 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para telessaude.sc@saude.sc.gov.br ou ligue para (48) 3212-3505.

Participem!

Att,
Equipe Telessaúde SC