- MINICURSO SERVIÇOS DE TELESSAÚDE
Público Alvo: profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica (equipes Saúde da Família, equipes Saúde Bucal e equipes NASF)
Objetivo: Este curso apresentará a legislação que cria os serviços de Telessaúde e descreverá cada um dos serviços ofertas pelo Núcleo Telessaúde SC:
1. Teleconsultoria
2. Tele-educação
3. Telediagnóstico
- MINICURSOS INTRODUÇÃO AO ACOLHIMENTO - TURMA TELESSAÚDE
Público-alvo: profissionais da Atenção Básica (equipes Saúde da Família, NASF, Saúde Bucal)
Descrição: O Acolhimento não tem hora nem local certo para acontecer, e nem é um serviço exclusivo de alguma categoria profissional. Acolher o usuário é adotar uma postura ética na escuta qualificada dos usuários e de suas queixas, percebendo-o em sua singularidade e como autor do processo saúde-doença que vive. Ao acolher o usuário, o profissional torna-se um facilitador de seu acesso aos serviços. A construção do acolhimento humanizado pressupõe parcerias entre a equipe multiprofissional, a gestão, o usuário e a comunidade.
Objetivos:
a) Conhecer o modelo de atenção ampliado em saúde e sua relação com o acolhimento e a humanização.
b) Conhecer o Acolhimento como caminho para mudanças e para o acesso à saúde.
c) Conhecer diferentes formas de implementar o acolhimento no processo de trabalho.
- MINICURSOS CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - TURMA TELESSAÚDE
Público-alvo: profissionais de nível superior da Atenção Básica
Descrição: Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o tempo de espera e, consequentemente, o risco de agravamento do caso, porém não existe consenso sobre o uso dos mesmos nos pacientes agudos e crônicos agudizados na atenção básica.Torna-se necessário intensificar esta discussão e a utilização desta ferramenta em alguns espaços locais para que possamos identificar claramente as suas vantagens e desvantagens na operacionalização do cuidado. Nos ambientes pré-hospitalares e hospitalares esta ferramenta tem-se mostrado bastante eficaz na organização do processo de trabalho das equipes, com melhora das condições de atendimentos dos usuários.
Objetivos:
a) Conhecer a fundamentação teórica sobre o protocolo de Classificação de Risco.
b) Conhecer estratégias de implantação do acolhimento com classificação de risco no atendimento em unidade de saúde.
Passo a passo para acesso ao moodle Telessaúde (clique aqui).
Se você não sabe como participar ou tem dúvidas sobre o acesso ao ambiente virtual Moodle, leia o 'passo a passo' anexo a este e-mail.
Se as dúvidas persistirem, entre em contato conosco pelo telefone (48) 3212-3505.
Contamos com a sua participação e divulgação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário